Está no ar o blog das mesas temáticas do Enur

Dentro da ampla programação do Encontro Nacional Universidades Renovadas (Enur), que acontece na Universidade Católica de Brasilia, de 3 a 7 de setembro, as mesas temáticas (MTs) terão a missão de contextualizar a ação do Espírito Santo às realidades concretas da sociedade, com uma metodologia atrativa, tornando o encontrista, protagonista das discussões acadêmicas do Enur.

Para isso, a organização das MTs criou o blog www.mesas.enur.com.br com a proposta de iniciar, com mais de um mês de antecedência, os debates sobre os temas “O Evangelho da vida”; “O Evangelho da família”; “O Evangelho do trabalho”; “O Evangelho na academia”; “O Evangelho da caridade”; “O Evangelho da missão”.

“O blog é um local onde os luquinhas irão se preparar para as MTs do Enur 2010, conhecer os temas e estudá-los. Queremos que eles estudem antes de chegar lá. Será um mês de aprofundamento. Eles vão postar o que leram, tirar dúvidas, etc”, explicou Leandro Rua, da equipe organizadora das mesas temáticas do Enur.

Cada uma das MTs vai receber postagens semanais, com textos relacionados ao tema, bibliografia recomendada, temas recentes e tudo que possa provocar o debate entre estudantes e profissionais do MUR.

Dinamismo

Este ano, as mesas ganharam uma metodologia mais dinâmica: serão duas tardes de debates, com facilitadores que direcionarão as atividades; trabalharemos em grupos usando a metodologia ver-julgar-agir aplicada nas dimensões pessoa-comunidade-sociedade, que vão ser esclarecidas no próprio blog.

Por fim, os grupos vão criar propostas que serão inseridas no planejamento para o Ministério Universidades Renovadas (MUR) em 2011. E para que essa metodologia tenha maior eficácia, é importante que você, participante do Enur 2010, escolha previamente a mesa temática que mais o atrair e já comece a estudar e a pedir a unção Espírito Santo.

O blog das mesas entra nesse contexto, para aprofundarmos os temas. Vai ser um mês de imersão nos assuntos e você luquinha é convidado a postar aqui, contribuindo desde já com essa atividade.

Divulgue o blog das mesas para todos que se interessarem pelo Enur 2010. A próxima postagem vai mostrar quais são as mesas e os facilitadores. Não perca tempo, acesse www.mesas.enur.com.br e comente o que achou da proposta.